Vamos começar pelo básico: A Prevenção.
Podemos impedir que nossos cães desapareçam, tomando alguns cuidados como:
-certificar-se de que os portões da casa estão fechados ou, quando aberto, ter certeza de que o cachorro está dentro de casa;
-nunca deixar o cachorro dentro do carro na rua;
-nunca amarrá-lo sozinho, enquanto você entra em alguma loja;
-não soltá-lo para dar uma voltinha sozinho;
-não passear com ele sem guia.
Mas, vai que você ja bobeou em algum desses passos e seu cãozinho sumiu, como fazer para encontrá-lo? Bom, aqui vamos nós para o próximo item: A Busca.
Antes de divulgar o desaparecimento do seu bicho, é bom procurar por ele, pois as vezes ele não foi muito longe. Pergunte a vizinhos ou pessoas que estiverem ao redor do local de desaparecimento se ninguém viu seu cachorro. De repente alguém pode te informar que direção seguir, o que já facilita muito a busca.
Comece a procurar em lugares onde você costuma passear com ele, passe pelos caminhos que vocês costumam fazer. Os cães, quando passeiam, deixam uma trilha de odores que eles conseguem reconhecer por muitos dias. Assim, eles costumam seguir esses caminhos conhecidos e, muitas vezes, conseguem até voltar para casa sozinhos. Portanto, começar por lugares familiares é a melhor coisa a fazer e não esqueça de perguntar para as pessoas no caminho se não viram seu cachorro passando por lá.
Se depois de procurar em lugares familiares você ainda não tiver nem sinal do seu cão, é melhor passar para o próximo item: Divulgação.
-Cartazes:
Faça cartazes e espalhe pela cidade em postes, clínicas veterinárias, padarias, farmácias, muros, CCZs. Procure colocá-los também em lugares mais afastados do lugar onde seu cão desapareceu, pois a chance dele continuar nos arredores é bem pequena.
O cartaz deve conter, preferencialmente:
-Foto colorida e atual do cão mostrando o corpo inteiro;
-Características específicas (alguma pinta, cicatriz, mancha, etc);
-Porte do cão;
-Raça;
-Temperamento (pricipalmente se for uma raça com "má fama" como pit bull ou rottweiler);
-Local onde foi visto pela última vez;
-Contato (telefone, email, endereço);
-Nome do proprietário;
-Informações adicionais (se o cão sofre de alguma doença, idade, recompensa, etc).
-Anúncios:
Também é uma boa colocar anúncios em jornais, revistas, rádio.
-Internet:
Existem vários sites feitos para divulgar cães achados e perdidos. Inclusive tem um recomendado aqui no meu blog no menu aqui do lado >>>> (adotacão).
Outros sites muito bons para divulgar são Twitter e Orkut. No twitter é possível pedir para algum famoso divulgar para você (ouvi dizer que o Luciano Huck faz isso hehe). Já no Orkut existem várias comunidades de raças específicas, onde as pessoas ajudam umas às outras. Eu, particularmente, acho que o Orkut é o melhor lugar pra divulgar qualquer coisa, porque tem sempre pessoas dispostas a ajudar, sem contar que agora tem aquela "promoção popular" na página inicial.
Infelizmente existem muitas pessoas ruins no mundo que roubam os cachorros de raça de dentro das casas para usá-los para reprodução, ganhando dinheiro com a venda dos filhotes. Já vi vários casos de pessoas que tinham um cachorro de raça e um vira-lata e que, na manhã seguinte, só estava o vira-lata no quintal... Para diminuir a chance de alguém roubar seu cachorro:
-mantenha-o de coleira com identificação;
-existe a possibilidade de colocar um chip no cão, que contém informações do dono e do cachorro, e inclusive uma coleira com rastreador.. é caro, mas é uma alternativa;
-castrar o cachorro para diminuir o interesse de alheios por ele.
(As dicas de Preveção também valem para evitar o roubo.)
Espero que nunca precisemos usar essas dicas, mas é sempre bom saber o que fazer neh xD
Bom, eh isso, vou nessa, preciso ir no mercado hihihi
Até a próxima.